GRIPES E CONSTIPAES

As vias areas (nariz, garganta, traqueia, brnquios e pulmes) so um dos principais locais de entrada de agentes patognicos no organismo. So, por isso, regies que muitas vezes sofrem os efeitos de uma infeo.

Em muitos casos, estas infees so de curta durao e para acelerar a sua recuperao, o doente pode recorrer ingesto de lquidos, vitaminas e toma de um medicamento no sujeito a receita mdica que seja eficaz no alvio dos sintomas.

banner-gripes-constipacoes

A CONSTIPAÇÃO é uma doença infecciosa contagiosa pouco grave provocada por vários tipos de vírus, pertencentes a várias famílias.
A GRIPE é uma doença respiratória contagiosa aguda, que resulta de uma infeção pelo vírus Influenza.

O diagnóstico é essencialmente clínico, através da identificação dos sintomas.

A gripe e a constipação não são a mesma doença. Assim como os vírus que as causam são diferentes, também os sintomas são diferentes.
A GRIPE manifesta-se de forma súbita pelo aparecimento de sintomas como o mal-estar, a febre alta, as dores musculares e arti­culares, as dores de cabeça e a tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos.
Os sintomas da CONSTIPAÇÃO surgem de forma gradual. Ao contrário da gripe, os sintomas da consti­pação são limitados às vias respiratórias superio­res e podem incluir: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo.

As GRIPES e CONSTIPAÇÕES são transmitidas através do contacto direto com as secreções respiratórias das pessoas infetadas ou por inalação de gotas de saliva contaminadas suspensas no ar (expelidas ao espirrar, tossir ou ao falar).
Em que altura do ano surge?
A GRIPE ocorre geralmente nos meses frios locais, entre Novembro e Março no hemisfério Norte, e entre Abril e Setembro no hemisfério Sul. Estando relacionada com a estação do ano, é designada por sazonal.

SABIA QUE…

 Os antibióticos atuam eliminando as bactérias mas não nas infeções provocadas por vírus (como gripes e constipações). Por este motivo nunca devem ser tomados sem terem sido prescritos por um médico.
Existem pessoas mais suscetíveis às constipações como as crianças, os idosos, os fumadores ou os doentes com patologia respiratória crónica (exemplo: doença pulmonar obstrutiva crónica, asma ou enfisema pulmonar).